USEFUL RESOURCES
USEFUL RESOURCES
PERFORMING GUINEA-BISSAU'S
CINEMA ARCHIVE
We are aiming to build a varied list of publications, websites and opportunities for artists.
This is the beginning and we welcome your suggestions via email to theceraproject@gmail.com
PROGRAMAÇÃO
VENTO SUL
ESPAÇO ESPELHO D"AGUA
PORTUGAL

O BOM FILHO A CASA TORNA
Artist / Artista
Bruno Miguel
Curated / Curadoria
Inês Valle
Datas / Dates
15 – 24 Sept
2020
Conversa / Talk
Friday, 18Set. 18h
Bruno Miguel
Christiano Mer
Cristiana Tejo
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Programa /Program
VENTO SUL
Local / Venue
Espaço Espelho D'Água
Belém, Portugal
Images of the artworks
Ensaio de Exposição
A exposição O BOM FILHO A CASA TORNA apresenta ineditamente a obra do artista Brasileiro Bruno Miguel em Portugal mas também na Europa. Obras que resultam do seu período na Residência Artística VENTO SUL, criada em parceira entre o THE CERA PROJECT e o ESPAÇO ESPELHO D’ÁGUA em Lisboa. Uma exposição com curadoria de Inês Valle, e apresentada no Espaço Espelho D’Água entre o dia 15 a 24 Setembro de 2020.
–––––
The art exhibition O BOM FILHO A CASA TORNA features for the first time the work of the Brazilian artist BRUNO MIGUEL in Portugal/ Europe. The artworks in this exhibition are a result of his art residency in Portugal. A project curated by Inês Valle, and presented at Espaço Espelho D’Água between the 15th to the 24th of September 2020.
___
O BOM FILHO A CASA TORNA is part of the VENTO SUL program,
supported by DGArtes & Espaço Espelho D'Água, and has the special support of the Art Gallery Sapar Contemporary in NYC/USA.
BRUNO MIGUEL
Nasceu no Rio de Janeiro, em 1981, cidade onde vive e trabalha. Formou-se em artes plásticas e pintura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2009. Recebeu Menção Honrosa Especial na V Bienal Internacional de Arte SIART, em La Paz, Bolívia. No mesmo ano, ganhou bolsa da Incubadora Furnas Sociocultural para Talentos Artísticos. Em 2012, participa da mostra Novas Aquisições – Gilberto Chateaubriandno MAM e GramáticaUrbana, no Centro de Arte Hélio Oiticica, no Rio de Janeiro. Em 2014, participa da coletiva Encontro dos mundose Tatu: Futebol, Adversidade e Cultura da Caatinga no MAR – Museu de Arte do Rio de Janeiro. Em 2015, apresenta as individuais “A Cristaleira”no Oi Futuro - Flamengo,”A Viagem Pitoresca”na Caixa Cultural de Curitiba e”Essas pessoas na sala de jantar”no Paço Imperial do Rio de Janeiro e em 2016 no Centro Cultural São Paulo. Em Nova York realiza a individual “Seduction and Reason”na galeria Sapar Contemporary em 2017. A sua obra encontra-se em diversas coleções privadas e publicas.
Para mais informações / for more information please click here
CHRISTIANO MERE
Christiano Mere é um profissional de design gráfico e artista com experiências em diversas áreas de atuação do design. Atua em projetos de web design, UX/UI, gestão, design thinking e projetos editoriais. No passado, trabalhou nas agências: Pé de Sonhos, Ideia Café, Saravah entre outras mantendo o foco sempre em estratégia e branding. Se formou na UNESA em 2010, com mestrado em escultura pela FBAUL em 2019, também lecionou no Instituto Europeu de Design as disciplinas Livro Digital na pós graduação em design editorial em 2016, e fundou a Editora SOPA em 2014.
INÊS VALLE
Inês Valle is the founder of the CERA PROJECT, a curator and art writer who has been travelling across many countries researching cultures and art practices that fall outside Western contexts. Inês has a particular interest in indigenous arts and sustainable art practices. She has been collaborating with several organisations across the globe, including Canberra Contemporary Art (AU), Centro Cultural Belém (PT), National Museum of Lagos (NIG), and Contemporary Art Museum – Colecção Museu Berardo (PT).
CRISTIANA TEJO
É curadora independente e doutora em Sociologia (UFPE). É investigadora do Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa e pesquisadora do projeto Artistas e Educação Radical na América Latina: anos 1960/1970. É co-organizadora do Projeto Quarantine com Julia Morelli, Lais Mihrra e Marilá Dardot que buscou reimaginar modelos econômicos para as artes visuais durante a quarenta do Covid-19 e que contou com a participação de 45 artistas. É curadora juntamente com Kiki Mazzuchelli da Residência Belojardim, no Agreste de Pernambuco, e foi co-fundadora do Espaço Fonte (Recife). Foi também curadora do Projeto Made in Mirrors (2007 - 2012), Diretora do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (2007-2009) e curadora de Artes Plásticas da Fundação Joaquim Nabuco (2002-2006). Co-curou o 32º Panorama da Arte Brasileira do MAM – SP, com Cauê Alves (2011) e o Projeto Rumos Artes Visuais do Itaú Cultural (2005-2006). Curou a Sala Especial de Paulo Bruscky na X Bienal de Havana (2009).