USEFUL RESOURCES
USEFUL RESOURCES
PERFORMING GUINEA-BISSAU'S
CINEMA ARCHIVE
We are aiming to build a varied list of publications, websites and opportunities for artists.
This is the beginning and we welcome your suggestions via email to theceraproject@gmail.com
LISBOA CAPITAL VERDE
PORTUGAL




InSitu
AL_TAR (Braga)
VER_DE (Lisboa)
Artists / Artistas
Adrien Missika
Inês Norton
Nicolás Lamas
Paulo Arraiano
Pedro Vaz
Curated / Curadoria
Inês Valle
Dates / Datas
Braga
22 Set 2020
– 21 Mar 2021
Lisboa
12 Nov 2020
– 21 Mar 2021
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Program / Programa
Lisboa Capital Verde
GreenFest
Venue / Local
Num momento na história do Planeta em que o ser humano questiona a sua própria existência, permanência e pegada carbônica relativa a uma quarta revolução industrial (Klaus Schwab) potenciada pela aceleração exponencial tecnológica onde questões como o antropoceno, o transumanisma, a manipulação do DNA e genética bem como outras questões adjacentes a estes movimentos influenciam e aceleram um novo paradigma de transição.
Momento onde o frequente“scroll” à realidade, pela procura de “novas histórias” contribui para a perda da referência à contemplação, contribuindo cada vez mais para o afastamento do ser humano do elemento natureza. Coloca-se aqui uma reflexão em que a paisagem cultural e natural não são linguagens opostas, que se podem manifestar como complementares, um diálogo íntimo, entre natureza e cultura. Esta deslocação intencional visa jogar com a ideia de criação na condição da origem remota e seminal, procurando com isso alimentar o nosso desejo de uma linguagem universal, uma estrutura inteligível capaz de espelhar o inconsciente colectivo numa era saturada de interfaces e satélites – tecnológicos, artificiais –, devolvendo uma experiência emotiva e contemplativa ao universo da representação visual.
Neste dialogo - homem/natureza - questiona-se assim um momento, uma época, onde de certa forma paira uma inquietude de quem habita um espaço do qual não se pode apreender o todo, onde a velocidade é proporcional ao esquecimento gerando uma condição que nos leva a reinventar a forma como lemos e interpretamos a realidade e na qual se debatem novas formas de diálogo, relações humanas e processos de contemplação e relação com elementos pré- existentes ao homem. Numa sociedade dita contemporânea, controlada por satélites artificiais, onde a velocidade da geração do “pos- digital” dita o tempo, e substitui de uma forma artificial o mundo natural/analógico.
Dentro deste paradigma apresenta-se o projecto InSitu, que se materializa em duas exposições em espaços verdes distintos – em Braga, na floresta do Mosteiro de São Martinho de Tibães e em Lisboa, na Estufa Fria. Ambos apresentam cinco obras inéditas, comissariadas e desenvolvidas por cinco artistas para os lugares que as acolhem – Adrien Missika, Inês Norton, Nicolás Lamas, Paulo Arraiano e Pedro Vaz. Um projecto com curadoria de Inês Valle.
___
O Projecto InSITU (AL_TARr e VER_DE é parte da programação cultural Lisboa Capital Verde 2020. Um projecto desenvolvido com o apoio do GreenFest. Um projecto com o apoio institucional / financeiro da CMB e CML.
GREENFEST
video: https://youtu.be/6txvh1V8zLY
É o maior movimento de sustentabilidade do país. O Greenfest reúne um painel de pessoas inspiradoras, ideias inovadoras e projetos impactantes. Este evento celebra o que de melhor se faz nas quatro vertentes da sustentabilidade: ambiente, sociedade, economia e cultura. Este ano, o Greenfest tem uma novidade: para além do evento presencial que acontece há já 12 anos, de 20 a 22 de Novembro pode assistir a tudo o que se passa sem sair de casa ou do escritório. Queremos que tod@s tenham acesso a partir de qualquer lugar! O evento presencial vai decorrer nas instalações da Nova SBE, em Carcavelos. Registe-se no evento online do Greenfest Carcavelos. Em pessoa ou no ambiente digital, esperamos por si!
LISBOA CAPITAL VERDE 2020
www.lisboagreencapital2020.com
A 21 de Junho de 2018 Lisboa foi distinguida com o galardão de Capital Verde Europeia 2020. A distinção, que resulta da avaliação de um conjunto de especialistas internacionais sobre 12 indicadores que visam avaliar a sustentabilidade na cidade, foi anunciada pelo Comissário Europeu do Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella.
On June 21st 2018, Lisbon was awarded the title of European Green Capital 2020. The distinction, which is the result of the assessment of a set of international experts on 12 indicators aimed at assessing sustainability in the city, was announced by the European Commissioner for Environment, Maritime Affairs and Fisheries, Karmenu Vella.
