USEFUL RESOURCES
USEFUL RESOURCES
PERFORMING GUINEA-BISSAU'S
CINEMA ARCHIVE
We are aiming to build a varied list of publications, websites and opportunities for artists.
This is the beginning and we welcome your suggestions via email to theceraproject@gmail.com
PROGRAMAÇÃO
VENTO SUL
ESPAÇO ESPELHO D"AGUA
PORTUGAL

SOPA DE PLÁSTICO
Artists / Artistas
Eduarda Costa Ferraz
Irene Orta Cintado
Curated / Curadoria
Inês Valle
Datas / Dates
26 Set – 10 Oct
2020
10 Oct
Conversa / Talk, 16.30
Eduarda Costa Ferraz (artista)
Miguel Lacerda (CascaiSea)
Bruno Cochat (Plastic Free Portugal)
Performance 18h
BodyBuilder & Rafael Alvarez
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Programa /Program
VENTO SUL
Local / Venue
Espaço Espelho D'Água
Belém, Portugal
Images of the artworks
No dia Mundial do Mar, abre a exposição SOPA DE PLÁSTICO com obras da artista e activista ambiental Eduarda Costa Ferraz – onde através de obras instalativas, sonoras e performativas são abordas questões cruciais sobre a poluição extrema dos nossos oceanos. Onde a artista convida a artista sonora Irene Orta Cintado para colaborar, Rafael Alvarez a criar uma performance com o grupo de dança BodyBuilders e, vários convidados de diversas áreas são desafiados para uma conversa entre arte, polímeros e oceanos. Com curadoria de Inês Valle, e apresentada no Espaço Espelho D’Água entre o dia 26 Setembro e 10 Outubro de 2020.
–––––
As a way of create a deeper awareness about how our world is drowning in plastic pollution, and on the day of celebration of the Seas, we open the exhibition “PLASTIC SOUP” by the artist and environmental activist Eduarda Costa Ferraz, where through several collaborations a immersive site-specific experience is created through installations, sound and performance. We have invited Irene Orta Cintado to develop a sound installation and commissioned Rafael Alvarez to create a live performance with the dance group BodyBuilders, as well as, a a series of conversations where it will discuss subjects that connect art, plastic and the oceans. A project with curatorship by Inês Valle, e presented as part of VENTO SUL program at Espaço Espelho D’Água between 26th of September and 10th October of 2020.
___
SOPA DE PLÁSTICO is part of the VENTO SUL program,
supported by DGArtes & Espaço Espelho D'Água..
EDUARDA COSTA FERRAZ
Nasci em Angola, que trago colada à flor da pele pois tudo é intenso, feito até ao limite. Gosto de questionar, de confrontar. Não me contento com o aceitar, há que abanar, provocar para que tudo se mova.
O que me move e comove, as injustiças, o medo e a ignorância. Causas que abraço, pessoas sem abrigo, idosos em situação vulnerável, bem estar animal e ambiente.
Como artista multifacetada, desdobro-me da pintura para a instalação, dança/performance e artes marciais.
Leccionei artes plásticas no ensino público, coloquei as artes performativas na boca de cena. Deixei a pintura no balcão onde me sento de forma contemplativa.
Adicionei as ciências do desporto, a conexão com a arte, o corpo, o movimento, o sentimento, a expressão... somei as artes marciais.
http://culturarte30.webnode.pt/
IRENE ORTA CINTADO
Irene Orta Cintado é uma compositora e artista sonora de Huelva (Espanha). Estudou composição musical no Conservatório superior de Córdoba em Espanha, continuando os seus estudos com um mestrado em composição Eletroacústica na Escola Superior Katarina Gurska em Madrid. Profissionalmente tem trabalhado em projetos de áudio e composição musical para filmes e televisão no estudo Billyboom Sounddesign em Portugal e agora vive em Munique onde trabalha de forma independente na área da composição musical e o áudio.
RAFAEL ALVAREZ
Coreógrafo e intérprete, cenógrafo e figurinista, investigador e professor. O seu trabalho coreográfico tem sido apresentado desde 1997 na Europa, América do Sul e América do Norte, Médio Oriente, Ásia e África. Nos últimos 23 anos tem investigado e desenvolvido uma dimensão plástica do movimento e da composição, revelando uma forte componente visual na construção do corpo-espaço e da linguagem coreográfica. Os seus espectáculos destacam-se pelo uso enigmático, simbólico, poético e minimalista do corpo, da dança e do espaço.
MiGUEL LACERDA
Miguel Lacerda é um autodidacta, muito jovem iniciou a sua carreira profissional no Aquário Vasco da Gama. Um dos Fundador do Museu do Mar de Cascais e Museu da Baleia da Madeira, colaborou com inúmeras instituições científicas em expedições e estudos da fauna marinha (com trabalhos publicados). Velejador oceânico, um dos primeiros profissionais em Portugal com uma volta ao mundo e 19 travessias do Atlântico, é ainda mergulhador e tornou-se no primeiro (e único) português a submergir nos mares da Antárctida. Com cinco livros editados, todos relacionados com o mar, Miguel Lacerda recebeu em 2009 a medalha de mérito da defesa da natureza e do meio ambiente, e foi homenageado em 2013 no dia mundial dos Oceanos pelo Município de Cascais. Sentido de partilha, solidariedade e voluntariado fizeram-no criar o projecto "Dive for all" que promoveu a experiência de mergulho inclusivo. Miguel Lacerda é também um activista ambiental e pioneiro nas acções de limpeza dos oceanos em Portugal, uma “epopeia que iniciou em 1981”. Hoje é o presidente da associação ambiental CASCAISEA.
BRUNO COCHAT
Bailarino e coreógrafo independente. Professor de Expressão Dramática na Escola de Música do Conservatório Nacional. Responsável pela Programação Pedagógica do Teatro Maria Matos (Lisboa).
Defensor de causas várias: Direitos Humanos, Direitos dos Animais, Ecologia, Sustentabilidade, Liberdades Fundamentais e Empatia.
Fundador do grupo “Plastic Free Portugal”